Pênaltis

Porque alguns jogadores ainda perdem pênaltis? Como falhamos em ações aparentemente tão simples?

Um estudo baseado na ansiedade gerada pelos jogadores quando vão bater os pênaltis, mostrou que ao focarem o gol a maioria dos jogadores, fica com a esta última visão, a do goleiro posicionado centralmente entre as traves.

A ligação entre o foco desta visão e a sua cordenação motora, faz com que os chutes também sejam centralizados. E por isso mais fáceis de serem defendidos. 

Esta pesquisa foi publicada na edição de Dezembro de 2009 do Journal of Sport and Exercise Psychology.

Os pesquisadores atribuiram esses movimentos oculares ao foco da ansiedade criado. O autor Greg Wood, da Universidade de Exeter, da Escola de Desporto e Ciências da Saúde disse: "Durante uma situação altamente estressante e competitiva, estamos mais propensos a sermos distraidos aos estímulos ameaçadores e ficarmos concentrados neles, bem mais do que a tarefa em questão."

"Portanto, em um pênaltis estressante, a atenção de um jogador de futebol é susceptível de ser direcionada para o goleiro, em oposição às zonas de ótima pontuação. Isto perturba o objetivo da ação e aumenta a probabilidade de, posteriormente, chutarmos em direção ao goleiro."

Neste estudo, os pesquisadores concentraram-se em 14 membros da Universidade de Exeter futebol (soccer) Team. Eles pediram aos jogadores para realizar duas séries de pênaltis. Primeiro, eles foram chutando simplesmente, depois pediram para que fazessem o melhor para marcar. Os pesquisadores fizeram ainda uma segunda série mais estressante, quando os jogadores foram informados de que os resultados seriam gravados e partilhados.

Os jogadores usaram óculos especiais que permitiam aos investigadores o registro de movimentos oculares precisos, e assim analisar o foco de cada jogador ao olhar e da quantidade de tempo gasto no olhar para os diferentes locais da meta.

Os resultados mostraram que, quando ansiosos, os jogadores olharam para o goleiro significativamente mais cedo e por mais tempo. Esta mudança no comportamento do olho jogadores fizeram-nos mais propensos a disparar em direcção ao centro da meta, tornando mais fácil para o goleiro a defesa.

Os pesquisadores acreditam que o impacto da ansiedade tem o efeito sobre a precisão da ação. Uma estratégia seria a de desenvolver uma coordenação estreita entre o movimento dos olhos e subsequentes ações e isto serve para qualquer ser humano. É essencial para qualquer habilidade, de amadores a artistas de elite, de estudantes a profissionais, pelas mesmas razões.

Porque muitas habilidades fracassam sob forte pressão? Acho que a melhor idéia, talvez fosse a de superarmos a ansiedade de um penalty.

Nenhum comentário: