"Gostaria que o senhor escrevesse sobre como se constrói a relação de confiança com o cliente."
Esta foi uma das mensagens que recebi de uma leitora do blog.
Obrigado Rita pela sugestão, e parabéns por se interessar pelo assunto. Como introdução saliento que nós estamos caminhando a passos largos para uma relação de confiança pelo simples motivo de partilharmos dos mesmos objetivos.
Muitos clientes estão perdendo a confiança nas empresas com quem trabalham, e essas empresas nada fazem em relação a isso acreditando que os clientes serão fiéis a eles o tempo todo. Acho que acreditam poder reverter a qualquer momento essa situação com alguma técnica, artimanha ou truque de mágica.
Não sou um especialista no assunto, mas veja só o que acontece com você. Quanto mais você entende seu cliente e suas necessidades em profundidade, mais gosta dele e mais respeito sente por ele. Quando procuramos compreender real e profundamente nossos clientes e seus negócios, abrimos as portas para soluções criativas compatíveis com as necessidades dele estabelecendo relações de confiança.
Nos negócios, você deve ainda dedicar muito mais tempo a ouvir seus clientes, um a um. Ouça e entenda, obtenha dados confiáveis em todos os níveis dos clientes, e sempre torne o elemento humano tão importante quanto o financeiro ou técnico. Não tema nunca ser transparente, e inspire uma lealdade que vai além das exigências burocráticas do seu emprego. Quanto mais autêntica você se torna, mais pessoas conseguem se relacionar com você.
Proporcione as condições necessárias de modo a permitir que seus clientes aumentem significativamente a capacidade de desempenho, atingindo assim os objetivos valiosos. Esta é a sua missão. Concentre-se em como você e sua empresa pode ajudar o cliente a ter o sucesso considerado importante para ele.
Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário