Duelo imprevisível

Em todos os negócios existe um sem número de fornecedores. Hoje os clientes têm até acesso a preços e especificações de fornecedores de qualquer parte do planeta com um simples clik.

Nesta mesma velocidade, os clientes vão também sendo expremidos com enorme pressão de fornecer mais valor aos seus próprios clientes e acionistas, escorregando num excesso de produção para diminuir preços. E é nestas condições que nós profissionais de venda somos jogados uns contra os outros num duelo de sobrevivência, que força nossos preços a cair irracionalmente.

Para os fornecedores, mesmo os bons produtos e melhores preços apenas não bastam, e os profissionais de venda que se limitam a satisfazer as demandas dos seus clientes, caminham entre balas perdidas deste duelo de gigantes. Nós até podemos ter excelentes estratégias, tecnologias fantásticas, desenvolvimento e atendimento na velocidade da luz, super relacionamentos e mesmo assim sucumbiremos. As margens de lucro vão sumindo, o crescimento não acontece e não conseguimos reter os nossos preciosos clientes.

Esta situação que nossos clientes enfrentam para obter um desempenho positivo, é o terreno propício para os fornecedores capazes, e é exatamente neste fogo cruzado que o profissional de vendas sobrevivente precisa transitar. Como sobreviver? Esse é um outro capítulo. Poderia ser um uniforme camuflado ou um colete à prova de balas? Ou abandonar o campo de batalha.

Ficarei por aqui tentando aguçar a sua curiosidade. Talvez até eu nem tenha a melhor solução, ou ela esteja incompleta, pode até ser apenas um esboço quem sabe. Neste terreno escorregadio o concorrente ou eu podemos tombar, ambos estamos igualmente condenados.

Minha estratégia neste momento consiste em não permitir que os adversários adivinhem minhas ações.

Nenhum comentário: