Receita secreta

Esta mensagem que já foi publicada há mais de dois anos ainda parece ser muito oportuna, então farei apenas algumas atualizações sem mudar o sentido didático da narrativa.

Outro dia encontrei meu filho com alguns amigos assistindo televisão, deitados no sofá. Todos de cabeça para baixo. No dia seguinte na piscina eles pularam de costas do último trampolim, fizeram uma pirueta e pimba, lá estavam eles de novo subindo para mais uma infinidade de mergulhos. 

Os desafios parecem ser um dos capítulos mais vibrantes na vida dos jovens, são como um combustível explosivo que os projetam na busca de uma órbita irresistível. No caso de desafios atléticos eles conseguem suplantar qualquer racionalidade, chegando a arranhar a fronteira da irresponsabilidade.

Com entusiasmos incontroláveis eles buscam intensamente novas emoções, onde sentimentos e sentidos podem se misturar de forma alegre e ruidosa, como é comum entre adolescentes e jovens. Parece que nada os atrapalha e que tudo precisa ser testado, tentado e experimentado até à exaustão.

Eles aprendem durante a experiência, no dia a dia de inúmeras e extenuantes tentativas, escorregando e caíndo. Arranhões e ossos quebrados tornam-se coisas corriqueiras que fazem parte deste aprendizado natural.

"Quando o entusiasmo e a coragem caminham juntos, vivenciam o poder alegre da persistência naqueles que acreditam incondicionalmente no futuro." Frase de wdoc

Penso que nós adultos, poderíamos renascer assim e turbinar nossas forças para encarar os desafios que vão exigir de nós, nada menos do que coragem para pular repetidamente de costas  no vazio, ou a insensatez de inverter o mundo. Além de tudo isso, ainda conseguir  gargalhar de todos os fracassos.

Este é o entusiasmo sadio que devemos procurar constantemente, pois sabemos que ainda iremos experimentar situações de perplexidade que chegarão a desafiar a nossa perseverança.

Transformar oportunidades em desafios irresistíveis. Parece ser a receita secreta dos nossos filhos. Será uma boa?