Faz sempre o teu melhor

Havia um homem que queria transcender seu sofrimento, então foi a um templo para encontrar um mestre que o ajudasse. Quando o encontrou disse: "Mestre, se eu meditar quatro horas por dia, quanto tempo demorarei em atingir a iluminação?". O mestre respondeu-lhe:"Se meditas quatro horas por dia, talvez o consigas em dez anos".

O homem, pensando que poderia fazer bem mais, lhe disse: "Mestre, e se medito oito horas por dia, quanto tempo demorarei em atingir a iluminação?". O mestre olhou bem em seus olhos e responde: "Se meditas oito horas por dia, talvez consigas dentro de vinte anos".
"Mas por que demorarei mais tempo se medito mais?", perguntou o homem.

Ao que o mestre respondeu: "Não estás aqui para sacrificar tua alegria nem tua vida. Estás aqui para viver, para ser feliz e para amar. Se podes atingir teu máximo nível em duas horas de meditação, mas utilizas oito, só conseguirás te esgotar, te afastar do verdadeiro sentido da meditação e não desfrutarás de tua vida. Faz o teu melhor, e talvez aprendas que independentemente do tempo de meditação, poderás viver, amar e ser feliz".

Sempre que fazemos o nosso melhor, viveremos com grande intensidade. Fazer o nosso melhor significa agir porque amamos fazê-lo, não porque esperamos uma recompensa. A maior parte das pessoas fazem exatamente o contrário, só conseguem agir em troca de recompensas, e não desfrutam delas.