Hoje volto a comentar sobre a qualidade, um assunto vital para os profissionais de vendas. Para mim não seria possível escrever sobre o tema sem pensar em Tom Peters.
Um de seus fantásticos livros que li em 1996, tem uma ilustração humurística que mostra um grupo de empresários reunidos, onde um deles diz o seguinte: "Cavalheiros, a menos que eu esteja interpretando mal os sinais, estamos nos aproximando do final da era de ouro das mercadorias de má qualidade."
As histórias que circulam por aí, e as realidades do dia a dia em uma organização, servem para inspirar os operários a viver (ou não) a mensagem da qualidade. Quando eu digo a palavra qualidade ou a falta dela, logo escuto o bla-bla-blá sobre ciclos da qualidade, da não conformidade, da ação corretiva, do controle estatístico etc...
Sim, eu sei que tudo isto é valioso, mas nenhum destas ferramentas ou mesmo outros mecanismos preliminares, significam qualidade. Todos estes ações só têm valor se os gerentes em todos os níveis, estiverem pondo em prática a mensagem da qualidade, e entenderem que a qualidade vem das pessoas que se importam e são dedicadas. A qualidade vem da crença que qualquer coisa pode ser melhorada, e de pessoas que acreditam na melhora infinita, e com coragem, conseguem vivê-la todos os dias.
A qualidade está relacionada com pessoas, é uma função de compromisso de todos na empresa, e sem ele nunca se atinge a qualidade desejada. A técnica das ferramentas só é importante pelo fato de levarem à auto-inspeção e ao controle ligados à produção.
"O principal da qualidade não é a técnica. É um compromisso da administração em relação a seus funcionários e seu produto, que se estende por décadas e é vivido com persistência e paixão."
Tom Peters