O retorno do cliente

Então você comerciante ficou aguardando o retorno daquele cliente á sua loja. Ele tinha comprado um produto de qualidade, ele foi muito bem atendido e quando saiu estava sorrindo. Todos os indícios eram francamente positivos.

Mas o tempo passou e ele não regressou, e assim como ele tantos outros que você atendeu esmeradamente. Então você começa a duvidar da qualidade dos seus vendedores, duvida das técnicas de vendas treinadas exaustivamente, duvida da decoração, das luzes e da cor do piso.

Você se reúne então com o gerente da loja para avaliar a situação. Onde falhamos? Precisamos mudar! Novas técnicas?

Tudo que vocês fizeram foi excelente! Apenas isso mesmo! Excelente. Pronto é só isso. Algo mais? Não! Você fez o óbvio e nada mais. Pode até parecer cruel dizer isto: você fez apenas o óbvio! O que seria esse algo mais? O que faria os clientes voltarem á sua loja e comprar de novo?

Responderei com algumas perguntas.

O que falta para que eles voltem por lá? O que precisamos saber para dar uma ligada em sua residência. O que falta para chamá-lo pelo nome ou sobrenome? O que precisamos saber para poder dar-lhe os parabéns em seu aniversário? A sua cor favorita? Sua preferência é manga curta ou longa? Ele adora cor lisa ou listrada?

O resto meu caro, deixo com sua imaginação.

Nenhum comentário: