Lei do efeito reverso

Você já observou alguém aprendendo a andar de bicicleta? A estrada inteira pode estar vazia mas ela vai e dá uma trombada no poste!

O que aconteceu? A estrada estava vazia, então por que foi exatamente na direção do poste e se chocou contra ele?

O pessoa quando está aprendendo tem muito medo, e então tenta forçar a si mesmo pela força de vontade. Quando ele vê o poste, fica com medo de que isso vá criar problemas e começa a tentar não ir nessa direção.

"No próprio esforço de não ir lá, esquece-se da estrada inteira vazia. Toda sua atenção está fixa no poste que ele não quer se chocar."

Em sua visão mental, tudo o mais é excluido e só o poste está lá. Isto produz um estado quase louco na mente porque essa é a única coisa na qual a pessoa está focada. Ela tenta evitar isso, mas de algum modo, está sendo atraída. Não que o poste esteja fazendo alguma coisa; ele está absolutamente inocente. Não está nem mesmo consciente do ciclista, mas o ciclista irá em direção a ele. 

Muitas pessoas  sofrem da lei do efeito contrário. O que elas querem fazer, nunca acontece e o que elas nunca quiseram fazer, sempre acontece. Apenas vontade não é o caminho, tome cuidado com a força de vontade. Por vezes precisamos usar também da persuasão além da coerção. 

Retirado do livro: O cipreste no jardim. Osho

Arriscaria dizer por minha conta que a persuasão é o caminho certo.

Nenhum comentário: