Caráter

Em função de minhas dificuldades, e de dificuldades similares de muitas outras pessoas com as quais me relaciono como profissional de vendas, eu percebi que grande parte dos treinamentos e literatura de motivação é superficial.

São literaturas e ensinamentos repletos de técnicas e soluções rápidas. “Band-aids e aspirinas sociais” segundo o professor Stephen R. Covey.

São paliativos para os problemas agudos, que de vez em quando até parecem resolvê-los temporariamente, mas que deixam intocados os problemas crônicos que logo reaparecem.

Existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que nós conseguiremos experimentar com uma felicidade duradoura, quando aprendemos a integrar estes princípios em nosso caráter.

Integridade, humildade, coragem, justiça, paciência, simplicidade, modéstia. Fazer aos outros, o que desejamos que nos façam. É a ética do caráter.

Todos reconhecem a ética do caráter como um dos ingredientes básicos, mas muitos tendem a compartimentá-lo, em vez de reconhecê-lo como fundamental. As referências à ética do caráter são um enfeite; destacam as técnicas de influência imediata, estratégias de poder, habilidades de comunicação e atitudes positivas.

Enquanto o caráter revelar defeitos profundos e for marcado pela falta de sinceridade, não existirá sucesso ao longo prazo. A ambiguidade vai gerar desconfiança, e tudo – mesmo as chamadas boas técnicas de relações humanas – serão percebidas como tentativa de manipulação.

“Muitos estão tão habituados a colher onde não semearam, que se esquecem da necessidade de semear”.