De frente com o cliente

Vender é basicamente satisfazer as necessidades imediatas ou os desejos e expectativas. Para isso os vendedores devem estar preparados para dialogar, e o verdadeiro vendedor é aquele que sabe perguntar e descobrir necessidades dos clientes e, conhecendo a finalidade de suas mercadorias (soluções), encoraja seus clientes a comprá-las. Um bom vendedor tem que ser um excelente perguntador para identificar oportunidades de vendas e deixar o cliente satisfeito.

Numa empresa todos devem estar comprometidos com a satisfação total dos clientes, pois a empresa depende dos clientes. Faça a pergunta: "O que estou fazendo agrega valor ao cliente?" Não? Então se não interessa ao cliente, interessa a quem? As posturas, tanto do vendedor como da empresa devem trabalhar com os mesmos objetivos, a mesma satisfação total dos clientes internos e externos.

Mas sabemos que muitos trabalham de costas para os clientes, e de frente para as chefias e aliados, para estes fica o alerta que qualquer trabalho não focado no cliente, afeta profundamente todos os passos já conquistados pela empresa.

Uma grande verdade é que a empresa e o lucro nascem do cliente, e os clientes avaliam as empresas através das pessoas. Esta verdade deve ser lembrada e aplicada por todos na empresa, ela é o oxigênio indispensável na vida da empresa, e na proximidade entre o vendedor e os que possuem o poder de mando, assim como de líderes expressivos que busquem obstinadamente o aroma do cliente.

Um comentário:

bolliko disse...

muito interessante e de grande valía,quando refere-se ao estudante pois é o que representa o presente e o futuro de todas as naçoes,raças,cultura,enfim futuro sem presente não ha. e esta idéia de fazer com que os pais participem no presente realmente é a unica forma de um grande futuro,além de estamos retomando o que é de muita importância. (podemos chamar de resgate da familia)