Visitando os alunos

Estávamos reunidos numa escola com professores e diretores. Eu pertencia á associação de pais e mestres que também estava presente, e que durante todo o ano letivo acompanhou e auxiliou em diversas tomadas de decisões. O assunto em pauta era sobre a ausência de muitos pais, e o desinteresse deles em acompanhar o progresso dos filhos. Isto dificultava o contato direto e franco da escola com eles, esta rara presença dos pais, em reuniões ou eventos escolares, refletia negativamente no rendimento escolar de muitas crianças.

Foi quando eu sugeri aos professores e diretores: Experimentem visitá-los em casa!

Então, seguiu-se um interessante e acalorado debate, que foi dividindo os presentes, e se estendeu sem alcançar um consenso. Eu não poderia ter dito algo mais explosivo. Reclamar é fácil, difícil é ter força e coragem para reverter situações.

O número de visitas necessárias ou quantos dias isso demoraria não importavam. Importava sim alcançar o objetivo. Vendo a lista dos reprovados eu imagino quantas crianças poderíamos ter ajudado.

Na maioria das profissões e em todos os setores, as pessoas estão apenas preocupadas em fazer aquilo para o qual foram contratadas. Já sabemos que somente esforço, dedicação e horas e mais horas de empenho não são mais suficientes para destacar alguém.

Só se destacam aqueles que chamam a atenção, os que fazem diferente, os que são capazes de agregar algum valor a alguém. A questão é de muito compromisso, muita paixão, contagiosa dedicação e, sobretudo muito mais amor.
Alguns lembretes:

· Pense em algo que vc pode mudar ou fazer melhor.
· Aprenda sempre algo novo.
· Faça coisas que nunca imaginou fazer por não serem do seu ramo.
· Leia a biografia de alguém de sucesso e aprenda algo com ela.
· Visite um asilo e imagine como se sentiria morando lá.
· Imagine uma vida completamente diferente da que tem hoje.

Nenhum comentário: