"O ser humano não é perfeito. Nós enfrentamos situações tão complexas que ninguém poderia agir corretamente o tempo todo".
Muitas vezes temos a noção errada de que precisamos ser perfeitos para sermos amados. Nada nos faz sentir pior com relação a nós mesmos do que a convicção de que não merecemos ser felizes. E nada gera mais essa noção do que a idéia que, ao errar, damos a Deus e ao próximo razões para não sermos merecedores da felicidade e do amor.
Ele pode estar desapontado com alguns de nossos atos, mas nunca com quem somos. Ele sabe a diferença entre o indivíduo efetivamente ruim e a pessoa que se sente culpada por ter agido mal.
Devo lutar para ser o melhor possível. No entanto, ser humano significa não ser perfeito. Sentir culpa é útil para motivar mudanças, mas a culpa será destrutiva quando nos paralisa com a sensação de indignidade e desmerecimento.
Você não está só nesta luta. Divida a sua angústia e ficará surpreso ao descobrir como gostam de você mesmo quando também comete erros, porque assim você fica mais humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário